Vamos tentar lembrar todos os que dele fizeram parte, agora que 2012 ditou o fim desta competição, cheia de tradição, empenho e história, e que foi resultado de uma saga de quase 100anos.

Em tempos surgiu um blogue que pretendeu fazer a história deste futebol.Logo desistiu. Depois, um site mais ambicioso, entre outras competições, também lhe deu guarida. Mas desapareceu, e com ele toda a informação.

A um e outro, forneci os dados recolhidos durante alguns anos nos jornais da Biblioteca Municipal do Porto. Agora, vou tentar dar a estes bravos, clubes e jogadores, a importância que eles tem.

19 setembro, 2012

Os participantes

              Já dissemos que esta competição foi essencialmente frequentada por clubes populares. Alguns correram a legalizar-se para concorrer, movidos por um entusiasmo só possível em clubes com esta génese. A primeira prova teve 32 participantes, mas estes foram os eleitos num conjunto de mais de 150 candidatos! Esta é uma história que ainda está por abordar…
             
              Na história da Competição, os grandes participantes, em número, foram os concelhos vizinhos da cidade do Porto. Aqui, foram 96 as colectividades que participaram até hoje, e é uma dor de alma ver que na última competição apenas 2 competiram. Depois os concelhos de Matosinhos (34), Gondomar (33) e Gaia (22) foram os mais participativos.

              Na viragem do milénio (2000) apenas 32 equipas estavam activas. Tantas como no 1º campeonato em 1964.


Enviar um comentário