Vamos tentar lembrar todos os que dele fizeram parte, agora que 2012 ditou o fim desta competição, cheia de tradição, empenho e história, e que foi resultado de uma saga de quase 100anos.

Em tempos surgiu um blogue que pretendeu fazer a história deste futebol.Logo desistiu. Depois, um site mais ambicioso, entre outras competições, também lhe deu guarida. Mas desapareceu, e com ele toda a informação.

A um e outro, forneci os dados recolhidos durante alguns anos nos jornais da Biblioteca Municipal do Porto. Agora, vou tentar dar a estes bravos, clubes e jogadores, a importância que eles tem.

03 outubro, 2012

a Pesquisa da História




          Por uma questão de caracterização objectiva da Prova, e também para a sistematização da pesquisa, consideramos a prova dividida em quatro distintos períodos.

          Os primeiros oito anos, com uma só divisão e prova extra para os não apurados, de forma a manter essas equipas activas.

          Uma fase posterior de quatro anos com as equipas divididas por 3 divisões, como forma de gerir simultaneamente a quantidade e a qualidade, mas o modelo não vingou pelas idiossincrasias inerentes a este tipo de intervenientes. Desta forma voltou-se á forma original de uma só divisão, que desta vez se mantém por nove anos. Mas o volume de participantes e até o desequilíbrio entre equipas aconselhavam á criação de diferenciados níveis. Agora sem a designação “pejorativa” de divisão, fez-se a Honra, série A, B e C. Até à ultima prova, e já lá vão 26 anos, manteve-se este formato. Estão caracterizados os períodos.

I – de 64/65 a 71/72
II – de 72/73 a 75/76
III – 76/77 a 84/85
IV – depois de 84/85

É assim que vamos procurar apresentar toda a competição.


Enviar um comentário